Uma frente fria que se afasta cada vez mais em alto mar, na altura do litoral sul da Bahia. A Zona de Convergência Intertropical ajuda a espalhar nuvens carregadas sobre o extremo norte do Brasil, entre a costa do Maranhão até o Amapá.
A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, associada à alta disponibilidade de calor e de umidade no ar, forma muitas nuvens carregadas, sobre o Norte, parte do Nordeste e do Centro-Oeste.
Uma mudança na circulação de ventos entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina estimula a formação de nuvens carregadas sobre a Região Sul.
Há condições de chuva hoje sobre a maioria das áreas do Brasil. Depois de um fim de semana seco, volta a chover na Região Sul. O sol predomina nesta segunda-feira sobre o centro-leste de Mato Grosso do Sul, sobre quase todas as áreas de São Paulo, no centro-norte do Paraná e no centro-sul de Minas Gerais. Não há previsão de chuva para as capitais Campo Grande, Belo Horizonte e São Paulo.
Entre a terça e a quarta-feira desta semana, dias 6 e 7 de abril, a formação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Sudeste do Brasil volta a favorecer a formação de instabilidades sobre a Região.
Esse sistema de se estende até níveis médios da atmosfera e favorece a intensificação das instabilidades. Além disso, o sistema colabora para a entrada de umidade aos estados do Sudeste, colaborando para a ocorrência de chuva.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 25% e 76%. A mínima é de 19° e a máxima chega aos 32°.