A Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS) se desconfigura nesta segunda-feira, mas muitas instabilidades continuam ativas sobre o Brasil. Ainda chove forte em muitos estados e a chuva é motivo de preocupação em muitos municípios que já sofrem com a chuva desde o fim do ano passado.
O dia ainda será de atenção para chuva intensa em muitos estados do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Não se descarta o risco de chuva forte inclusive no oeste da Bahia, no Piauí e no Maranhão. A capital Belo Horizonte, a Zona da Mata Mineira e a Região Serrana do Rio ficam em perigo para chuva volumosa e frequente.
Temporais são previstos também sobre áreas do Rio De Janeiro, norte paulista, Goiás, DF e Mato Grosso. Na Grande SP o dia será marcado por algumas aberturas de sol entre muitas nuvens e pode chover com moderada intensidade, principalmente entre a tarde e a noite. Pela manhã, a chuva é fraca. A temperatura sobe em relação ao fim de semana, mas ainda é uma temperatura baixa em relação ao padrão desta época.
Por outro lado, enquanto a maior parte do país continua com chuva, no Rio Grande do Sul, o destaque é o ar seco e quente. A atuação de um bloqueio atmosférico impede o avanço de frentes frias, por isso o estado fica com muito sol nos próximos dias e as temperaturas sobem cada vez mais. Serão vários dias consecutivos com temperaturas acima da média.
A situação é de perigo para chuva frequente e volumosa entre o oeste de Minas, Belo Horizonte e a Zona da Mata Mineira e a Região Serrana do Rio de Janeiro.
Alerta para temporais no Rio de Janeiro, norte de SP, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, sul de MT, Goiás e DF
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com sol entre algumas nuvens, pode ocorrer pancadas de chuva a tarde, já a noite o tempo deve ficar aberto. A probabilidade é de 90% para até 5 milímetros de chuva. A mínima é de 18° e a máxima chega aos 31°.