A última semana do outono será marcada por temperaturas de inverno nos estados de São Paulo e Rio De Janeiro. A umidade vai aumentar nesta semana com o avanço de uma frente fria, mas não há expectativa para chuva muito volumosa. O destaque será o frio.
A segunda-feira amanhece fria nos dois estados e há chance de nevoeiro ao amanhecer em áreas do leste de São Paulo e na Região Serrana do Rio de Janeiro, mas que logo se dissipa. Entre segunda e terça-feira o sol predomina nos dois estados e não chove. As temperaturas seguem baixas e faz frio neste início de semana.
Uma nova frente fria chega ao litoral sul de São Paulo na terça e este sistema avança ao longo da quarta-feira pelo litoral do Sudeste. Com isso, a instabilidade aumenta na Região.
As nuvens aumentam e volta a possibilidade de chuva no litoral paulista e no sul do Rio de Janeiro. As nuvens aumentam também no sul de São Paulo e na Grande SP, mas só há chance de garoa à noite. A cidade do Rio também terá aumento de nuvens e chuva à noite.
Na quinta-feira o tempo segue instável, com muitas nuvens e com chuva fraca entre o litoral de São Paulo e o Rio de Janeiro. As capitais podem ter chuva fraca também e faz frio ao longo do dia. Na sexta-feira, 18 de junho, com a formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica, a chuva já se espalha e atinge áreas do interior paulista. Só o norte e o nordeste do estado que não devem receber chuva.
A semana começa seca e fria na Região Sul do Brasil. Há previsão de geada ao amanhecer nas serras gaúcha e catarinense, no Planalto de Santa Catarina e no sul do Paraná.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 31% e 75%. A mínima é de 13° e a máxima chega aos 27°.