Áreas de instabilidade continuam atuando nos estados do Norte e do Centro-Oeste. Nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical avançam sobre o norte do Nordeste aumentando a nebulosidade e as condições para chuva entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte.
A última semana do verão 2021 começou com a intensificação de uma massa de ar seco sobre a Região Sudeste, o que reduz as condições para chuva em alguns estados, e aumento das condições para chuva sobre a Região Sul.
Nesta segunda-feira, o ar seco atuando em áreas do Nordeste inibindo a chuva sobre a maioria das áreas do interior da Bahia e do sertão entre Sergipe e Pernambuco. Esta massa de ar seco se expande sobre o Sudeste do Brasil e afasta a chuva de todo o centro, leste, norte e oeste de Minas Gerais. O tempo seca também na Grande Belo Horizonte que não deve ter chuva nesta segunda-feira. Todas as outras regiões do Brasil têm períodos com sol e condições para pancadas de chuva com raios, em geral à tarde e à noite.
Atenção para chuva forte a moderada, raios e rajadas de vento para outras áreas da Região Norte, demais áreas de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e para o centro, oeste e sul e norte de Goiás, São Paulo, Triângulo Mineiro, Sul de Minas, centro-sul do estado do Rio De Janeiro, incluindo a Grande São Paulo e o Grande Rio.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante toda a manhã, faz bastante calor e podem ocorrer pancadas de chuva no período da tarde, a noite, o tempo volta a ficar aberto. A umidade relativa do ar fica entre 38% e 79%. A mínima é de 23° e a máxima chega aos 33°.