A semana será marcada por predomínio de sol e calor em praticamente todo o estado de São Paulo. O destaque será a secura do ar e a elevação acentuada de temperatura nos próximos dias. Na segunda-feira (16), pequenas áreas de instabilidade vão favorecer a formação de nuvens mais carregadas em pontos do leste do estado, por isso, há expectativa de chuva em áreas isoladas, com curta duração, mas que incluem a Grande SP, o litoral e os Vales do Paraíba e Ribeira. A chuva vem acompanhada de vento moderado e raios. Com isso, a temperatura ainda não sobe muito.
Porém, a partir da próxima terça-feira, o sol volta a predominar em todas as áreas paulistas e não há mais expectativa de chuva. Os dias serão marcados pela grande amplitude térmica, com madrugadas frias e tardes quentes. Entre terça (17) e a próxima sexta-feira (20), as temperaturas sobem mais e ficam próximas dos 30°C na Grande SP.
A capital paulista não chega na marca dos 30°C desde o final de março, dia 30, quando a temperatura alcançou os 30,1°C na estação automática do Mirante de Santana. No interior, esquenta mais, com máximas entre 30°C e 35°C. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 20% nas horas mais quentes, a situação é de alerta.
O alerta para o aumento nos focos de incêndio continua ao longo da semana pelo interior paulista. As capitais do Sul e do Sudeste também terão elevação significativa na temperatura. No Sul a capital mais quente deve ser Porto Alegre. O dia mais quente será na quinta, com máxima de 33°C previstos para a capital.
No Sudeste, a capital mais quente será o Rio De Janeiro, com máximas que chegam aos 33°C até o fim da semana. Mesmo assim, tem previsão de calor para as outras capitais também.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 13% e 64%. A mínima é de 21° e a máxima chega aos 35°.