Apesar de ser um período mais seco, o inverno de 2022 tem sido marcado por calor atípico no Sudeste do Brasil. Um sistema de alta pressão atmosférica, continua impedindo a formação de nuvens de chuva em boa parte da Região.
Nesta segunda-feira (18), os ventos que sopram do mar e a passagem de uma frente fria lenta, pelo oceano favorecem o aumento da nebulosidade no litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro. O amanhecer pode começar com chuva fraca e isolada na cidade do Rio, Região dos Lagos e em Paraty, mas aos poucos o tempo volta ficar firme.
No litoral de São Paulo, Vale do Ribeira e na Baixada Santista, dia instável com chuva a qualquer hora, pontualmente com moderada a forte intensidade.
As temperaturas não conseguem subir muito na faixa leste paulista, devido ao tempo mais encoberto. Dia de muita variação de nebulosidade e temperatura mais baixa na Cidade de São Paulo, se comparado aos últimos dias.
O aumento da umidade não atinge o interior de São Paulo, o centro e norte do Rio e os estados de Minas Gerais e o interior do Espírito Santo. O ar seco continua impedindo a formação de nuvens carregadas nestas áreas e a umidade relativa do ar entra em declínio.
Índices inferiores a 20% são previstos em grande parte do oeste de Minas e extremo norte de São Paulo. A região da Grande Belo Horizonte, cidades como Montes Claros, Ouro Preto, região da Grande São Paulo, Ribeirão e Campinas, com umidade abaixo de 30%.
A nebulosidade ainda continua elevada nos próximos dias, principalmente entre a manhã e a noite nas áreas litorâneas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, faixa sul e leste do estado de São Paulo, mas pouca chuva é prevista até a quarta-feira (20) nestas regiões. A maior parte do Sudeste, continua com dias ensolarados, e temperaturas elevadas durante as tardes.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol entre algumas nuvens. Não chove nesta segunda-feira. A umidade relativa do ar fica entre 24% a 87%. A mínima é de 14° e a máxima chega aos 27°