O avanço de uma frente fria e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vão deixar o tempo muito instável em várias áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil nesta segunda-feira (18). Além disso, uma massa de ar frio de origem polar deixa as temperaturas baixas em parte do centro-sul do país. No Nordeste, o ar seco ainda predomina, mas ocorrem pancadas isoladas.
Uma mudança na circulação dos ventos irão provocar a formação de grandes e fortes áreas de instabilidade no Sudeste do Brasil ao longo desta semana. A força e a persistência da chuva podem causar transtornos em várias localidades.
A previsão é de um dia chuvoso, com alto risco de transtornos, especialmente para a faixa leste de São Paulo, Rio De Janeiro, Zona da Mata Mineira e sul de Minas Gerais. A chuva forte também pode ocorrer em vários momentos do dia, mas intercalando períodos de sol, no Espírito Santo, centro-sul e oeste de Minas (incluindo Belo Horizonte), interior do Paraná, leste de Santa Catarina, Amazonas, Rondônia e em praticamente todo o Centro-Oeste. No Rio Grande do Sul e no extremo oeste catarinense e paranaense, o sol aparece com variação de nuvens, mas praticamente não chove. Apenas no litoral norte gaúcho e extremo sul de Santa Catarina é que pode chuviscar.
A previsão também é de chuva a qualquer hora do dia, mas intercalando aberturas de sol, em todo o interior paulista, no centro-sul e oeste de Minas Gerais e na metade sul capixaba, inclusive nas capitais Belo Horizonte e Vitória. No norte do Espírito Santo e nas regiões mineiras de Montes Claros e Januária, a segunda-feira ainda começará com sol forte, mas podem ocorrer pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. O tempo fica firme apenas no extremo norte mineiro.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu nublado e com chuva fina. O sol aparece entre muitas nuvens e podem ocorrer pancadas de chuva durante o dia. A probabilidade é de 90% de chances para até 10 milímetros de chuva. A mínima é de 18° e a máxima não passa dos 26°.