Uma frente fria avança entre a costa do Rio De Janeiro e Espírito Santo nesta segunda-feira e espalha nuvens carregadas. No centro-sul do país, a entrada de uma intensa massa de ar frio de origem polar derruba as temperaturas e provoca geada em amplas áreas da Região Sul, em São Paulo e no estado de Mato Grosso do Sul. Com a atuação do sistema, a previsão é de friagem para o Centro-Oeste e para áreas do Norte, inclusive sobre os estados do Acre e Rondônia. Na costa do Nordeste, ventos marítimos ainda provocam a formação de áreas de instabilidade.
A segunda-feira começa com frio intenso no centro-sul do Brasil devido à entrada de uma intensa massa de ar frio de origem polar. O amanhecer será com geada em amplas áreas da Região Sul, no interior paulista e no centro-sul de Mato Grosso do Sul, inclusive nas capitais Curitiba e Campo Grande. A sensação também será de muito frio na região metropolitana de São Paulo e extremo sul de Minas. Além disso, a alta polar também provoca friagem em áreas do Centro-Oeste e até nos estados do Acre e Rondônia.
Risco de geada ao amanhecer em amplas áreas da Região Sul, no centro-sul de Mato Grosso do Sul e no centro-oeste e sul de São Paulo. Devido à presença de um ciclone em alto mar, rajadas de vento entre 50 e 80km/h serão observadas no leste do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre. No litoral dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo as rajadas serão de até 50km/h.
No extremo norte do Brasil, o alerta é para temporais no noroeste do Amazonas e em Roraima. Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento no oeste do Acre, na região de Manaus, norte do Pará e no Amapá.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto e bem gelado. O tempo segue aberto durante todo o dia e não chove. A umidade relativa do ar fica entre 21% e 70%. A mínima é de 3° e a máxima chega aos 19°.