A Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS) começou a ficar melhor configurada no Brasil no dia 15 de dezembro de 2022, na última quinta-feira, e tenderá a ficar até o final do dia 23 de dezembro de 2022, na próxima sexta-feira.
E essa persistência da ZCAS se deve pela formação de um ciclone extratropical já entre a terça e a quarta-feira(21), que dará origem a uma frente fria na quinta (22) e, todo esse conjunto, manterá organizado e, ao mesmo tempo, reforçará ainda esse corredor de umidade da Amazônia até o Sudeste, a ZCAS, comum na Monção de Verão da América do Sul.
Além da ZCAS e da formação de um novo ciclone extratropical, entre Goiás, Minas Gerais e também no norte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo teremos a atuação de uma baixa pressão atmosférica (a 1,5km de altitude), que intensificará os temporais nessas regiões.
Por tanto, com todos esses sistemas meteorológicos atuando no país, até o dia 23 de dezembro, espera-se chuva bem volumosa entre Goiás, Distrito Federal, Rio De Janeiro, Espírito Santo, além do leste e da costa de São Paulo com acumulados de mais de 150mm. Com potencial para transbordamento de rios, deslizamentos de terra e inundações.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol entre algumas nuvens. Pode chover a qualquer hora do dia. A probabilidade é de 83% para até 10 milímetros de chuva. A mínima é de 20° e a máxima chega aos 26°