O inverno começou oficialmente nesta segunda-feira, dia 21 de junho, e o primeiro dia da nova estação promete ser friozinho em parte de São Paulo. Com a infiltração marítima provocada por um ciclone que está em alto mar, a umidade fica muito alta na capital, no litoral e até em parte do oeste paulista.
O dia será marcado por sol entre muitas nuvens na faixa leste do estado e nas áreas que fazem divisa com o Paraná, inclusive em Presidente Prudente. No extremo sul paulista, há chance para chuva fraca em vários momentos. Na região metropolitana e na Baixada Santista, o céu fica cheio de nuvens e pode chuviscar à noite. A temperatura mínima na capital é de apenas 13ºC e a máxima não passa dos 20ºC.
Em áreas do centro-norte de São Paulo, a segunda-feira terá elevação gradativa nas temperaturas e a sensação será de calor à tarde. Não chove.
Com o aumento da umidade, a previsão é de um dia com céu nublado e chuva fraca em vários momentos no interior do Paraná e no oeste de Santa Catarina. Em Curitiba, Florianópolis e no norte gaúcho, a segunda-feira terá aumento na nebulosidade e chuva principalmente à tarde, mas sem risco de temporais. Em Porto Alegre e no centro-sul do Rio Grande do Sul, o sol aparece entre algumas nuvens, mas não há condições para chuva.
Devido ao deslocamento de um ciclone extratropical no oceano, o mar permanece muito agitado em toda a costa da Região Sul do Brasil.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 33% e 83%. A mínima é de 13° e a máxima chega aos 25°.