O domingo, 24 de setembro, o segundo dia da primavera de 2023, foi marcado por calor intenso na maior parte do país. Vários estados voltaram a registrar temperaturas iguais e acima dos 40°C.
O calor não terminou! Esta onda de calor que começou a se instalar sobre o Brasil nos últimos dias do inverno, ganhou força no fim de semana, o primeiro da primavera de 2023, e ainda vai persistir sobre parte do país ao longo desta semana.
No Sul do Brasil, a expansão de áreas de instabilidade provocam bastante nebulosidade e pancadas de chuva em todos os estados nesta segunda-feira. A temperatura cai no Paraná também, um dos estados que registraram 40°C nesse início de semana. A capital, Curitiba, bateu recorde de calor para o ano de 2023.
A última semana de setembro de 2023 será com tempo instável e previsão de chuva forte nos três estados da Região Sul, mas a previsão de alguns períodos com sol e tempo seco.
Na Região Sudeste, o sol forte e o calor predominam nesta segunda e na terça-feira sobre o Espírito Santo, na maioria das áreas de Minas Gerais, no centro-norte e oeste do estado de São Paulo, e no norte do estado do Rio De Janeiro. A partir da quarta-feira, pancadas de chuva voltam a ocorrer por todo o interior paulista, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas.
Por causa da passagem de uma frente fria, a semana começa com condições para pancadas de chuva e menos calor no sul e leste do estado de São Paulo, na Zona da Mata mineira e no centro sul do Rio de Janeiro, incluindo as capitais São Paulo e Rio de Janeiro.
O alívio do calorão é só mesmo nesta segunda-feira. Na terça e na quarta-feira, volta a esquentar muito nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com a capital fluminense podendo atingir a marca dos 40°C. Mas a temperatura volta a ter uma queda acentuada a partir da quinta-feira e a semana termina fresca.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com tempo aberto. Não chove nesta segunda-feira. A umidade relativa do ar fica entre 17% a 58%. A mínima é de 27° e a máxima chega aos 41°