Com o deslocamento de uma frente fria, os ventos mudaram de direção e passaram a soprar do oceano para o estado de São Paulo. Esses ventos são mais frios e úmidos, portanto o tempo mudou em relação aos últimos dias no litoral, nos Vales do Paraíba e Ribeira e na Grande SP.
A tendência já é de uma segunda de sol e tempo firme na maior parte do estado, e as temperaturas voltam a subir. O litoral ainda passa o dia com muitas nuvens, que se intercalam com aberturas de sol, mas não há condições para chuva.
A região da Grande SP amanheceu com bastante nebulosidade, até com névoa em algumas áreas, mas o sol já reapareceu no decorrer da manhã, e predomina ao longo do dia. A temperatura entra em rápida elevação, e à tarde vai fazer calor.
O interior continua seco, com bastante sol e tempo firme. A semana começa quente, sem chuva e com predomínio de sol no estado de São Paulo, no entanto, na quarta-feira, uma nova frente fria vai avançar e vai mudar o tempo novamente. O mês de julho deve terminar com chuva e com temperaturas baixas em grande parte do estado de São Paulo.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto e temperatura amena. O sol predomina durante todo o dia entre algumas nuvens e não deve chover. O clima continua muito seco, a umidade relativa do ar oscila entre 23% e 63%, por conta disso, é importante se hidratar e beber muita água. A mínima é de 15° e a máxima 30°.