A Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS) tende a se desconfigurar ao longo desta segunda-feira, mas muitas instabilidades continuam ativas no centro-norte do Brasil, provocando mais chuva sobre a região.
O avanço de uma frente fria pelo oceano provoca chuva entre o leste de SC e do PR e o estado de São Paulo. Volta a chover forte, de forma pontual, inclusive na capital paulista.
Por outro lado, o destaque no Sul é a onda de calor que vai manter as temperaturas entre 35° e 40°C ao longo de semana.
A semana começa com a atuação de uma onda de calor no Sul do Brasil, por isso as temperaturas ficam bastante elevadas no Sul e em MS já nesta segunda.
No Sudeste e no Centro-Oeste as pancadas são isoladas, mas também podem ser fortes. O sol aparece em alguns momentos e o ar fica bastante abafado neste início de semana. Em São Paulo e no Rio De Janeiro, volta o risco de alguns temporais isolados. Em São Paulo a chuva já pode começar de manhã e ganha intensidade ao longo do dia.
Entre as Regiões Norte e Nordeste a previsão é de chuva mais persistente e com risco para temporais em várias áreas, inclusive na Bahia, onde a chuva já trouxe muitos problemas. As temperaturas não sobem tanto nestas Regiões.
Alerta para temporais entre a Bahia, interior de Pernambuco e do Ceará e no sul do Piauí e do Maranhão;
Alerta para temporal no norte de MG e de Goiás, Acre, Rondônia, sul e leste do Amazonas, Pará e o Amapá;
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento no centro-sul e leste de SP, RJ, centro-sul de MG, Espírito Santo, DF, Mato Grosso e em todo litoral do Nordeste;
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O sol predomina entre algumas nuvens e podem ocorrer pancadas de chuva à tarde, a noite o tempo deve ficar aberto. A probabilidade é de 90% de chances para até 5 milímetros de chuva. A miníma é de 24° e a maxima chega aos 36°.