Calor intenso e o deslocamento de uma frente fria sobre o Sul do Brasil, associada a um forte ciclone extratropical, formaram áreas de instabilidade que avançaram para o estado de São Paulo entre a tarde e noite do domingo, 27 de setembro, provocando pancadas de chuva em alguns locais.
As pancadas de chuva ocorreram em no centro-sul e leste do estado, mas de forma isolada. Choveu em poucas áreas da cidade de São Paulo. Temperaturas em torno dos 40°C foram observadas no fim de semana no interior paulista e a cidade de São Paulo bateu o recorde de calor para este ano na tarde do domingo.
A frente fria que avança do Sul do Brasil passa pelo litoral de São Paulo no decorrer desta segunda-feira, 28 de setembro, e alivia o calorão por pouco tempo. O recorde de calor na capital poderá ser batido mais de uma vez ainda esta semana e o calor de 40°C será sentido outras vezes pelo interior.
Durante esta segunda-feira, 28 de setembro, a frente fria que avança pelo litoral de São Paulo e o calor formam nuvens carregadas em vários locais de todas as regiões do estado. Pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite na Grande São Paulo, no litoral e em várias áreas pelo interior do estado. Mas a chuva não será generalizada. O ar ainda fica bastante abafado no decorrer do dia.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto e calor. O sol predomina durante praticamente todo o dia entre algumas nuvens. Podem ocorrer pancadas isoladas de chuva. A probabilidade é de 90% de chances para até 5 milímetros de chuva. A mínima é de 24° e a máxima chega aos 37°.