O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e é o combustível natural para a formação de nuvens carregadas, que provocam os raios e as fortes pancadas de chuva. Estas nuvens crescem nesta sexta-feira em quase todos os estados brasileiros.
O ar seco influencia muitas áreas do Sul do Brasil reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva.
Uma frente fria se afasta da costa de São Paulo e do Rio De Janeiro.
A Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre a costa norte do Brasil, entre o Amapá e o Ceará.
O ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste e nuvens carregadas crescem em grande parte da Região. Uma frente fria se afasta do litoral de SP e do RJ, mas a intensificação de ventos marítimos e a água do mar com temperatura acima da média ajudam a formar nuvens de chuva no litoral dos dois estados.
Sol forte e calor no Vale do Jequitinhonha e no Noroeste de Minas Gerais. No Vale do Rio Doce e no Espírito Santo, o sol aparece o dia todo, mas pode chover rapidamente.
O centro, oeste e noroeste de São Paulo tem sol forte e algumas pancadas de chuva isoladas à tarde e em parte da noite.
As demais áreas do Sudeste têm períodos com sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Pode chover forte.
Atenção: risco de chuva volumosa, com potencial para transtornos no Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, na serra e no sul do estado do Rio de Janeiro.
Risco de chuva forte no litoral norte de São Paulo e Baixada Santista.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, a previsão do tempo para essa sexta-feira (02) é de sol entre algumas nuvens. Não deve chover. A mínima é de 21° e a máxima pode chegar aos 35°.