Uma frente fria se afasta do ES e muitas áreas de instabilidade se espalham sobre o interior do Brasil, com nuvens carregadas que provocam fortes pancadas de chuva.
O ar quente e úmido predomina. Áreas de baixa pressão atmosférica se intensificam no Paraguai e na costa da Região Sul estimulando o aumento da nebulosidade sobre o Sul do Brasil.
O tempo fica bastante instável no Brasil nesta sexta-feira. Há condições para muitas pancadas de chuva ao longo do dia, com risco de raios e de fortes rajadas de vento em quase todas as Regiões do país. Os maiores períodos com sol ocorrem nos estados do Norte, do Nordeste, em MT, em GO e no DF. A maior quantidade de pancadas de chuva deve ocorrer durante a tarde e à noite
Atenção para muita instabilidade na Região Sul, no centro-sul de MS e no oeste de SP. Estas áreas passam esta sexta-feira com muitas nuvens e a chuva ocorre várias vezes no decorrer do dia. Há risco de raios, de chuva forte e de granizo.
As demais áreas de SP, incluindo a Grande SP, o RJ, MG e ES têm períodos com sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite.
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Belém, Macapá, São Luís, Teresina e Fortaleza
Alerta para temporais: no interior do PR, na serra, no centro, oeste e norte de SC, no RS (exceto no oeste e litoral do estado), no oeste/noroeste de SP, no sul e leste de MS, no interior do RJ, em MG.
Atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes, isoladas, com raios e rajadas de vento fortes: oeste e litoral do RS, no sul, litoral e Vale do Itajaí, em SC, no leste do PR, no centro, sul, leste e norte de SP, sul e litoral norte do RJ, no litoral e norte do ES, no norte de MG.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol entre algumas nuvens, chove rápido durante o dia e a noite. A probabilidade é de 90% para até 10 milímetros de chuva. A miníma é de 21° e a máxima chega aos 30.