Uma grande massa de ar seco predomina sobre o Brasil e dificulta o crescimento de nuvens e a ocorrência de chuva sobre a maioria das áreas do país. Nuvens carregadas se formam sobre vários estados da Região Norte do Brasil por causa da maior disponibilidade de umidade e de calor.
No decorrer desta sexta-feira, 4 de junho, a nebulosidade aumenta sobre o leste do Nordeste com a intensificação do vento marítimo, que vai causar maior acúmulo de umidade sobre a região. No extremo sul do Brasil, na fronteira com o Uruguai, a nebulosidade também aumenta por causa da aproximação de uma frente fria.
Sexta-feira com sol, calor à tarde e sem chuva em quase toda a Região Sul. Pancadas de chuva com raios à tarde ou à noite estão previstas para o sul do Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai, por causa da aproximação de uma nova frente fria.
O sol e o ar seco predominam também sobre a Região Sudeste. A maioria das áreas da Região passa o dia com poucas nuvens. Apenas a faixa litorânea deve ter muita nebulosidade em parte da manhã, mas aos poucos o sol aparece. Pode até chuviscar de manhã no litoral do Rio de Janeiro. A região de São Mateus, no extremo norte do Espírito Santo, pode ter pancadas de chuva.
Situação de atenção para o ar muito seco, com o nível de umidade no ar entre 21% e 30%, no norte e centro, oeste e norte de São Paulo, em toda a faixa oeste de Minas Gerais (inclui Triângulo Mineiro), nas demais áreas de Goiás, no Distrito Federal, demais regiões de Mato Grosso do Sul, no centro-oeste e norte de Mato Grosso, no Tocantins, no centro-oeste da Bahia, no sul do Piauí e no extremo sul do Maranhão.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 20% e 69%. A mínima é de 19° e a máxima chega aos 32°.