A combinação de ar quente e úmido e da circulação de ventos, em vários níveis da atmosfera, forma muitas áreas de instabilidade sobre Brasil, que se espalham sobre as Regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e parte da Região Sul.
As nuvens que estão no interior do continente se juntam com uma frente fria na altura do litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro.
Essas áreas de instabilidade vão continuar ativas sobre o Brasil nos próximos dias e a frente fria vai ficar quase parada na costa do Sudeste durante o fim de semana.
O tempo fica bastante instável sobre o Brasil nesta sexta-feira. Quase todo o país tem um dia com muitas nuvens, períodos de sol e várias pancadas de chuva, que devem ocorrer principalmente à tarde e à noite.
Há condições para pancadas de chuva moderadas a fortes em toda a Região Norte, na maioria das áreas do Centro-Oeste e do Sudeste e também do Sul do Brasil.
No Acre, na região entre o norte de Rondônia, norte de Mato Grosso, entre o norte do Tocantins e o leste do Pará pode chover a qualquer hora.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue com sol e aumento de nuvens durante a manhã e podem ocorrer pancadas de chuva a tarde e a noite de hoje. A umidade relativa do ar fica entre 25% e 84%. A mínima é de 23° e a máxima chega aos 35°.