A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vem mantendo uma situação de bloqueio atmosférico, que tem forçado a formação de muitas nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina. Diversas áreas dos dois estados voltam a receber altos volumes de chuva nesta sexta-feira. A Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul emitiu alerta especial para o risco de cheia dos rios.
A maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste estão com poucas nuvens por causa da influência de um sistema de alta pressão atmosférica (massa de ar seco), que inibe o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.
O restante da Região Sul tem muitas nuvens e chuva a qualquer hora no decorrer do dia e há risco de chuva moderada a forte em várias horas do dia. A chuva é muito volumosa, com maior potencial para transtornos, no norte e oeste do Rio Grande do Sul.
Uma massa de ar seco continua atuando sobre a Região Sudeste diminuindo a umidade no ar e as condições para chuva. O dia segue com sol forte, calor e poucas nuvens em praticamente toda a Região.
Há possibilidade de chuva passageira no litoral sul de São Paulo e no norte do Espírito Santo, mas o sol também aparece nestas áreas. Muito sol em todas as capitais da Região.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com tempo aberto. Não chove nesta sexta-feira. A umidade relativa do ar fica entre 36% a 79%. A mínima é de 21° e a máxima chega aos 32°