Um sistema de baixa pressão entre o Paraná e São Paulo, organiza nuvens de chuva. A sexta-feira já pode começar com céu carregado e chuva em São Paulo, Triângulo Mineiro e parte do Mato Grosso do Sul. Por outro lado, o ar quente e seco atua em boa parte do Rio Grande do Sul e interior baiano. Atenção para a onda de calor no Rio Grande do Sul, nos próximos dias.
O tempo firme predomina na maioria das áreas gaúchas, nesta sexta-feira. Inclusive o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para onda de calor na fronteira oeste do estado, onde as temperaturas máximas podem superar os 40°C nos próximos dias. Em contrapartida, do litoral ao norte do Paraná, incluindo Curitiba, há risco para temporais com fortes rajadas de vento. Na metade leste de Santa Catarina, bem como em Florianópolis e na região serrana de Bom Jesus (RS), as pancadas podem ser de até forte intensidade.
A semana termina instável com previsão de chuva desde o período da manhã e no Triângulo Mineiro e em São Paulo, incluindo a capital paulista, onde os temporais com chuva volumosa prevista, entre tarde e noite podem causar transtornos. O sol aparece ao longo de todo o dia de Vitória ao norte de Minas Gerais. Chuva rápida no sul e litoral norte capixaba. Nas demais áreas do Sudeste do país, manhã com sol, mas a partir da tarde há condições para pancadas de chuva, inclusive no Grande Rio e Belo Horizonte.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com tempo nublado. Pode ter chuva a qualquer hora do dia. A probabilidade é de 90% para até 45 milímetros de chuva. A mínima é de 21° e a máxima chega aos 28°