A semana vai terminar com muita chuva no Norte do Brasil. Nesta sexta-feira (10), a combinação entre o calor e a alta umidade com o avanço de uma frente fria vão estimular a formação de novas áreas de instabilidade na Região.
A situação é de alerta para chuva frequente e volumosa especialmente no sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia. Nessas localidades, inclusive nas capitais Porto Velho e Rio Branco, os temporais serão acompanhados por raios e fortes rajadas de vento. A chuva também acontece a qualquer hora na região de Manaus, mas intercalando períodos de mormaço.
Praticamente todas as outras áreas do Norte do Brasil terão uma sexta-feira marcada por sol, calor e pancadas de chuva isoladas, que acontecem principalmente a partir da tarde. No entanto, a tendência volta a ser de tempo seco e firme no Amapá, no centro-sul do Tocantins e no norte do Pará, incluindo as regiões de Belém, Palmas e Macapá.
A semana que começou quente e seca vai terminar mais úmida por todas as áreas do estado até o sábado (11). As temperaturas também diminuem em São Paulo, na sexta-feira (10) a máxima fica em torno dos 23°C na capital e no sábado, 22°C.
No fim de semana, as áreas de instabilidade mais pesadas perdem força na maior parte dos estados do Amazonas, Acre e Rondônia, mas no sábado (11) ainda chove em vários momentos no oeste amazonense e acreano e na região de Porto Velho. As demais áreas recebem pancadas isoladas à tarde.
Já no domingo (12), a previsão se mantém de calor e pancadas de chuva na maior parte do Norte do Brasil, mas o ar seco impede a ocorrência de chuva no Tocantins, no interior do Amapá e em parte do centro-sul paraense. As capitais Macapá e Belém podem recebem chuva entre a tarde e a noite.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo nublado. O tempo segue nublado durante todo o dia, o sol aparece em alguns momentos e podem ocorrer pancadas de chuva a qualquer hora do dia. A probabilidade, é de 80% para até 5mm de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 25% e 53%. A mínima é de 15° e a máxima chega aos 27°.