A grande quantidade de nuvens carregadas observada sobre os estados das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil está associada com a Zona de Convergência do Atlântico Sul - que se organizou sobre o Brasil esta semana.
Nesta sexta-feira, as áreas de instabilidades ainda continuam ativas no Espírito Santo, e em grande parte de Minas Gerais. A chuva ainda é forte e volumosa com alerta de temporal que pode causar transtornos.
No sul, leste e oeste do estado de São Paulo, sul e norte de Minas, região de Paraty, Grande Rio, norte fluminense, Vale do Paraíba e no litoral norte paulista, a partir da tarde as condições são favoráveis as pancadas moderadas a fortes com raios.
A tendência é que a partir deste sábado (12), as nuvens carregadas vão enfraquecer sobre o Sudeste e o ar seco ganha força, principalmente sobre o norte de Minas e no Espírito Santo. Nestas áreas, o tempo abre de vez no domingo e fica firme com muito sol.
As demais áreas do Sudeste também vão poder contar com mais sol no fim de semana, mas ainda assim há condições para pancadas de chuva isoladas, mas sem volumes tão expressivos como foi observado durante a semana.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue com sol e aumento de nuvens pela manhã, e podem ocorrer pancadas de chuva a tarde e à noite. A umidade relativa do ar fica entre 24% e 58%. A mínima é de 21° e a máxima chega aos 34°.