O ciclone extratropical que se formou no Sul do Brasil na quarta-feira, 12 de julho, vai se afastando totalmente para alto-mar nesta sexta-feira, mas ainda deixa um pouco de nuvens carregadas no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As nuvens carregadas se dissipam no interior da Região Sul com a entrada de uma forte massa de ar frio, de origem polar.
A frente fria se formou junto com ciclone extratropical avança sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil e nesta sexta-feira chega ao sul da Bahia. Nuvens de chuva saem de São Paulo e de Mato Grosso do Sul e se espalham durante o dia sobre o Rio De Janeiro, parte de Minas Gerais e Espírito Santo.
O ciclone extratropical se afasta da Região Sul no decorrer desta sexta-feira. Mesmo assim, rajadas de vento de 80 a 100 km/h ainda poderão ocorrer na madrugada e manhã no litoral da Região Sul.
As nuvens carregadas se afastam e a maioria das áreas da Região já terá sol, mas muito frio por causa da entrada de uma forte massa de ar frio de origem polar.
Uma frente fria avança sobre o Sudeste e causa pancadas de chuva no Rio de Janeiro, na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira, no Vale do Rio Doce e no Espírito Santo. No Sul de Minas e no norte de SP, chove um pouco na madrugada e pela manhã, mas depois a nebulosidade diminui e o sol predomina.
O restante do Sudeste ainda tem sol, algumas nuvens e calor para esta época do ano
Faz muito frio de manhã cedo em SP por causa da forte massa de ar frio de origem polar que chega ao estado nesta sexta. A sexta-feira amanhece com temperaturas um pouco abaixo dos 10°C na maioria das regiões paulistas.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com tempo aberto. Não chove nesta sexta-feira. A umidade relativa do ar fica entre 33% a 94%. A mínima é de 8° e a máxima chega aos 21°