As nuvens de uma frente fria se espalharam sobre Santa Catarina, Paraná e o centro-sul de Mato Grosso do Sul. Durante esta sexta-feira, essa frente fria vai se afastando pelo oceano, mas deixa nebulosidade sobre São Paulo.
Uma massa de ar seco ainda dificulta o crescimento de nuvens sobre a maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, em Rondônia, sul do Pará, Tocantins e pelo interior do Nordeste.
Nesta sexta-feira, 16 de julho, o sol predomina no Rio Grande do Sul. Na maioria das áreas de Santa Catarina, na região de Foz do Iguaçu e sul do Paraná, o sol aparece sempre junto de muitas nuvens. As áreas de instabilidade de uma frente fria deixam o céu nublado e provocam chuva no decorrer do dia na região de Florianópolis, no Vale do Itajaí, no oeste e centro-leste do Paraná, incluindo Curitiba. Já o norte do Paraná terá algumas pancadas de chuva a partir da tarde. A temperatura cai em toda a Região Sul e a noite será fria.
Na Região Sudeste, esta frente fria provoca muitas nuvens e um pouco de chuva no oeste e sul de São Paulo. O litoral paulista também terá chuva. A região da Grande São Paulo tem aumento de nebulosidade e queda da temperatura ao logo do dia e pode garoar à noite.
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento que podem ser fortes, no Vale do Itajaí (SC), no oeste e norte do Paraná, no extremo sul de Mato Grosso do Sul e no sul de São Paulo. Rajadas de vento com até 60 km/h poderão ocorrer no litoral entre Peruíbe (SP) até Cabo Frio (RJ).
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto com aumento de nuvens pela manhã, e podem ocorrer pancadas de chuva a tarde, e a noite de hoje. A umidade relativa do ar fica entre 18% e 53%. A mínima é de 19° e a máxima chega aos 31°.