A maioria das áreas do Brasil continua sem nebulosidade por causa da presença de uma grande massa de ar seco. A baixa umidade do ar inibe a formação de nuvens. Uma nova frente fria avança pelo litoral do Rio Grande do Sul e espalha nuvens carregadas sobre o estado.
Nuvens de chuva crescem sobre parte da Região Norte, por causa do ar quente e úmido, e pelo litoral leste do Nordeste.
O sol forte e o ar seco predominam sobre o Brasil nesta sexta-feira, 20 de agosto. Praticamente todo o país permanece sem condições para a chuva e com temperatura mais alta do que o normal para o mês.
Pancadas de chuva e raios ocorrem sobre o Rio Grande do Sul, principalmente à tarde e à noite, incluindo a Grande Porto Alegre. Mas o norte gaúcho tem apenas aumento da nebulosidade. Chove desde cedo na fronteira com o Uruguai. A temperatura cai no Rio Grande do Sul, mas Santa Catarina e Paraná permanecem quentes.
Sexta-feira com ar muito seco e sol forte em quase todo o Sudeste e no Centro-Oeste. Chove pela manhã em alguns locais do litoral do Espírito Santo. A umidade relativa do ar fica entre 20% e 30% por várias horas consecutivas, na maioria das áreas destas Regiões.
Na Região Norte do Brasil, tem sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite em Roraima, no Amapá, no norte e oeste do Pará, no Amazonas, no norte de Rondônia e no oeste Acre.
Situação de emergência para o ar extremamente seco, com nível de umidade no ar que pode ficar abaixo de 12% no oeste, centro-sul e oeste de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul , no sul de Goiás e no oeste/noroeste de São Paulo.
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 13% e 20% sobre o centro, oeste e norte do Paraná, no centro, leste e norte de São Paulo, no centro-oeste e sul de Minas Gerais, em Goiás, Distrito Federal, no Tocantins, no sul do Maranhão e Piauí, no oeste da Bahia, centro-norte de Mato Grosso.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia, faz bastante calor e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 12% e 44%. A mínima é de 20° e a máxima chega aos 36°.