O ar seco predomina sobre o Brasil dificultando a formação de nuvens e a ocorrência de chuva sobre a maioria dos estados.
As nuvens carregadas, com potencial para provocar pancadas de chuva, crescem sobre a região Norte do país, onde há grande disponibilidade de umidade, pelo litoral do Nordeste e também sobre o Rio Grande do Sul.
Durante esta sexta-feira, 21 de maio, áreas de instabilidade ganham força entre o Brasil, Argentina e o Paraguai espalhando nuvens de chuva por toda a Região Sul do Brasil e também o sul e oeste de Mato Grosso do Sul.
Sexta-feira com sol forte na Região Sudeste do Brasil, com pouca nebulosidade. Não há previsão de chuva. Faz frio de manhã cedo e calor à tarde.
Áreas de instabilidade avançam sobre a Região Sul e nuvens carregadas se espalham ao longo do dia sobre todos os estados. Chove em grande parte do dia sobre o Rio Grande do Sul e a chuva pode ser forte. A maioria das áreas de Santa Catarina e do Paraná terá pancadas de chuva a partir da tarde. Na região de Curitiba e no Norte do Paraná, só deve chover à noite. Pode chover e ventar forte no Sul do Brasil.
Atenção para chuva moderada a forte e raios no oeste e sul do Paraná, no centro-oeste e sul de Santa Catarina e no sul do Rio Grande do Sul.
Alerta para ar muito seco no leste de Mato Grosso do Sul e no oeste e noroeste do estado de São Paulo. Nestas áreas, o nível de umidade no ar pode atingir marcas entre 12% e 20%.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia, faz bastante calor e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 18% e 52%. A mínima é de 20° e a máxima chega aos 34°.