O primeiro dia do inverno é com o mesmo calor atípico e a secura que vem sendo observados por quase todo Brasil desde o fim de maio.
O grande sistema de alta pressão atmosférica que continua sobre o interior do país deixa o ar muito seco e impede que chova na maior parte do Brasil.
O ar úmido e a chuva ficam restritos a áreas do Sul, do extremo norte do Brasil e perto do litoral do Nordeste.
O tempo permanece quente e seco na região Sudeste do Brasil, com o sol aparecendo forte desde cedo em todos os estados. Níveis de umidade no ar um pouco abaixo dos 20% poderão ser observados especialmente em São Paulo e em Minas Gerais. Só há possibilidade de alguma chuva, e de fraca intensidade, no extremo norte do Espírito Santo.
A falta de nuvens durante a noite faz com que o ar esfrie rapidamente e por isso o amanhecer é frio em muitas áreas da Sudeste. No interior de São Paulo, em Minas Gerais e nas áreas mais altas da região serrana do Rio De Janeiro, as temperaturas no comecinho da manhã ficam em torno e até abaixo dos 10°C. Mesmo assim faz calor durante a tarde e as temperaturas ficam bastante acima do normal para esta época do ano.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o sol aparece entre algumas nuvens. Não deve chover. A umidade relativa do ar fica entre 31 e 58%. A mínima é de 19° e a máxima pode chegar aos 32°.