O solstício de verão ocorreu nesta madrugada de sexta-feira, 00h27 - pelo horário de Brasília. Primeiro dia da nova estação, com bastante umidade nas áreas centrais do país.
No Sul, as pancadas são mais fortes no oeste e noroeste do RS e em parte do interior da Região. A chuva começa diminuir no sertão e interior do Nordeste, mas, ainda continua em forma de pancadas no oeste da Bahia e no Maranhão.
A circulação de ventos e a atuação de um cavado em alto mar próximo à Região, aumentam as condições de chuva forte no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, no sul do Paraná e no oeste e sul de Santa Catarina. Primeiro dia de verão, com ar abafado, boas aberturas de sol, mas com bastante umidade. A chance é de pancadas mais concentradas à tarde nas capitais, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Só não chove no extremo sul gaúcho, mas a nebulosidade persiste ao longo do dia.
A atuação de um cavado em alto mar na altura do RJ, canaliza um pouco mais de umidade para a Região Sudeste nesta sexta-feira e a semana termina com pancadas mais fortes no Grande Rio, região dos Lagos, sul de Minas e no Vale do Paraíba, em São Paulo. A Grande BH, fica em alerta para temporais, devido à combinação de calor e a entrada de mais umidade. Chove forte no interior de SP, com pancadas que podem começar de manhã na divisa com o estado mineiro. Em Vitória, o sol aparece e chove à tarde com risco de temporais. Toda a Região segue quente, com sensação de abafamento.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol entre algumas nuvens. Podem ocorrer pancadas de chuva a tarde e a noite. A probabilidade é de 67% para até 8 milímetros. A mínima é de 23° e a máxima chega aos 36°