A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica e de frentes frias que não causaram grandes mudanças no estado de São Paulo contribuíram para o tempo quente e seco. Porém, vale ressaltar que o acumulado mensal não é elevado e também não é suficiente para a recuperação de reservatórios ou de recuperação de sistemas hídricos de irrigação, por exemplo.
Até o fim de julho, duas frentes frias devem impactar o tempo no estado, uma neste domingo (26) e outra na quarta-feira (29), mas estes sistemas não trazem indicativos de recuperação da chuva. Há expectativa apenas de redução da temperatura no domingo (26) e entre a quarta e quinta-feira (30). No entanto, logo em seguida outro sistema de alta pressão deve atuar e deixar o tempo ensolarado e quente novamente.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O sol predomina durante todo o dia, sem nuvens no céu. Não há previsão de chuva e com isso o tempo fica cada vez mais seco e quente. A umidade relativa do ar oscila entre 20% e 60%, alcançando índices extremamente baixos, portanto é importante beber bastante água. A mínima é de 19° e a máxima 31°.