Áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS (lê-se zacas) que se formou sobre o Brasil provocam muita chuva sobre a parte norte do Centro-Oeste e do Sudeste, a porção sul da Região Norte e parte do Nordeste do país.
Ainda se observa uma eficiente combinação de circulação de ventos, em vários níveis da atmosfera, que concentra muita umidade no leste do Paraná e de Santa Catarina e no litoral do Sudeste.
As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul atuam sobre parte norte e leste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo. Ventos marítimos sopram moderados e levam umidade para o interior do Sudeste. O ar úmido e a presença de áreas de baixa pressão atmosférica no interior da Região e na costa do Espírito Santo geram muitas nuvens de chuva por todo o Sudeste.
No estado do Rio De Janeiro, em todo o Espírito Santo, na Zona da Mata Mineira, no Vale do Jequitinhonha, no Vale do Rio Doce e Noroeste de Minas e no leste de São Paulo, chove a qualquer hora, mas o sol aparece um pouco. Há risco de chuva moderada a forte. O Sul de Minas, a Grande Belo Horizonte, o oeste de Minas e o Triângulo Mineiro têm períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora, moderadas a fortes.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com tempo aberto, porém pode ocorrer pancadas de chuva a tarde e a noite. A probabilidade é de 90% para até 5 milímetros de chuva. A mínima é de 17° e a máxima chega aos 29°