A circulação de ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, organiza a Zona de Convergência do Atlântico Sul. As áreas de nuvens carregadas deste sistema se espalham sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste
O ar seco volta a predominar sobre o Sul do país reduzindo as condições para chuva na maioria das áreas da região.
A circulação de ar marítimo reforça áreas de instabilidade entre o litoral de São Paulo e de Santa Catarina favorecendo o aumento da chuva.
O tempo fica instável nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, em quase todo o Brasil, com condições para chuva e raios em quase todos os estados brasileiros.
O tempo fica seco, sem condições para chuva, apenas no sul de Mato Grosso do Sul, no oeste e sul do Paraná, no centro-oeste e sul de Santa Catarina, no estado do Rio Grande do Sul e também no interior de Sergipe, em Alagoas e na região de Paulo Afonso (BA).
Sexta-feira com tempo chuvoso no litoral norte de Santa Catarina. Atenção para chuva muito volumosa entre São Paulo e Paraná que pode causar transtornos para a população. Todas as outras áreas do país têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite.
A chuva mais frequente deve acontecer sobre São Paulo, no Distrito Federal, no norte de Goiás, no oeste da Bahia, nas áreas de sertão, no interior do Maranhão e do Piauí, no Tocantins, Pará e norte do Amazonas.
Alerta especial para chuva frequente, volumosa, raios e ventos por vezes fortes no litoral sul de São Paulo, no litoral do Paraná, no litoral norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí. Nestas áreas, a chuva persiste por muitas horas consecutivas podendo causar alagamentos, enchentes e também desmoronamentos de terra.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo nublado. O tempo é nublado durante a manhã, o sol deve aparecer em alguns momentos do dia e ocorrem pancadas de chuva e vento forte entre a tarde e a noite de hoje. A probabilidade é de 80% de chances para até 10 milímetros de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 46% e 80%. A mínima é de 20° e a máxima chega aos 28°.