Uma nova frente fria avança para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 28 de maio, e se junta com áreas de instabilidade que crescem entre o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vai estimular a intensificação destas áreas de instabilidade e nuvens bastante carregadas tendem a crescer no decorrer do dia sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná
O ar seco ainda predomina sobre o Brasil e deixa a maioria das áreas do país com pouca nebulosidade e sem condições para chuva.
Nuvens carregadas associadas à Zona de Convergência Intertropical atuam sobre o extremo norte do Brasil provocando chuva por vezes fortes sobre o noroeste do Amazonas, Amapá e Roraima.
Esta sexta-feira, 28 de maio, é de alerta para tempestades sobre o Rio Grande do Sul, que podem começar na madrugada e se estender até a noite. Em Santa Catarina, no centro-oeste, sul e leste do Paraná, o sol aparece, a nebulosidade aumenta do longo o dia e as pancadas de chuva também podem ser fortes à tarde e à noite. Florianópolis e Porto Alegre podem ter chuva forte. O norte e o noroeste do Paraná terão aumento de nebulosidade, mas não deve chover.
Sexta-feira com sol forte, ar seco e sem condições para chuva na Região Centro-Oeste e em praticamente todas as áreas do Sudeste e do Nordeste. Algumas pancadas de chuva passageiras podem ocorrer pela manhã no norte do Espírito Santo e no extremo sul da Bahia, no litoral, na Zona da Mata e no Agreste entre o Recôncavo Baiano e o litoral do Ceará.
Sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite são previstos para o litoral do Maranhão, norte e noroeste do Pará, centro, norte, leste e oeste do Amazonas.
Situação de atenção para o ar seco, com o nível de umidade no ar entre 20% e 30%, no interior de São Paulo e Grande SP, no oeste de Minas Gerais, no Distrito Federal, em Goiás, em Mato Grosso do Sul, sul e leste de Mato Grosso, Tocantins, no centro-oeste e norte da Bahia, no sertão do Pernambuco, da Paraíba e do Ceará, no centro-sul do Piauí e do Maranhão.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia, com algumas nuvens e não chove. A umidade relativa do ar fica entre 26% e 62%. A mínima é de 18° e a máxima chega aos 31°.