Uma grande e forte massa de ar frio de origem polar avança sobre o Brasil durante a primeira semana de julho de 2019. Entre os dias 1 e 8 de julho, o país deve sentir um resfriamento muito intenso, que ocorre poucas vezes durante um inverno. Muito provavelmente será a mais intensa de 2019 e talvez só tenhamos uma com esta força este ano.
Nesta terça-feira, 2 de julho, o estado de São Paulo segue sob o predomínio de uma massa de ar seco garantindo um dia de sol forte e índices de umidade no ar muito baixos. Apesar do começo da semana quente e seca, São Paulo vai passar por grandes mudanças no tempo nos próximos dias e semana termina com bastante frio.
O frio esperado desta massa de ar polar tem potencial para provocar temperaturas negativas no Sul e próximas de 0°C no Sudeste e no Centro-Oeste.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto e vento gelado. Não há previsão de chuva. Á tarde, no horário de pico de calor, a umidade relativa do ar chega a 31%. A mínima é de 19° e a máxima pode chegar aos 31º.