O ar úmido predomina sobre o Brasil e as nuvens de chuva conseguem se formar sobre quase todo o país.
Fortes áreas de instabilidade se intensificam sobre o Sul do Brasil e no decorrer desta terça-feira se organizam como uma frente fria assciada a um ciclone extratropical. Este sistema provoca chuva muito volumosa.
A Zona de Convergência Intertropical ainda está próxima da costa norte do Brasil e suas áreas de instabilidade estimulam a formação de nuvens de chuva sobre a maior parte do Norte e do Nordeste.
O tempo fica muito instável no Sul do Brasil nesta terça-feira. Chove muito em quase toda a Região. O sol aparece um pouco no norte e no leste do PR e na região de Uruguaiana, no sudoeste do RS.
Novos recordes de baixa temperatura em Porto Alegre e em Florianópolis e chuva muito volumosa prevista para as duas capitais
A Região Sudeste tem sol e calor em quase todas as áreas. Pancadas de chuva com raios ocorrem a partir da tarde no oeste e sul de SP. Chove de forma isolada na divisa do RJ com MG, no Norte Fluminense e no ES. Sol e calor nas capitais Rio De Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes fortes: na região central, no sul, leste e oeste do RS, no centro, leste e norte do PR.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol e terá aumento de nuvens pela manhã. Podem ocorrer pancadas de chuva a tarde e a noite. A probabilidade é de 90% para até 20 milímetros de chuva. A mínima é de 19° e a máxima chega aos 32°