O deslocamento de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste está estimulado a formação de nuvens carregadas sobre todos os estados desta região. Fortes pancadas de chuva ocorreram na noite da segunda-feira no norte do RJ, na região de Muriaé (MG) e no sul do ES. Nesta terça-feira, esta frente fria chega ao Espírito Santo.
O ar frio de origem polar que veio com esta frente fria deixa a temperatura baixa no Sul do Brasil e afasta as nuvens pesadas. O ar seco e quente predomina sobre o Nordeste, enquanto o ar úmido e quente forma nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste e sobre o Norte do Brasil.
O sol predomina sobre o Sul do Brasil, mas a temperatura fica baixa por causa da influência do ar frio de origem polar. Algumas áreas da serra de SC e do RS podem até ter geada, o que já não é comum para esta época. O leste do PR, o litoral de SC e o Vale do Itajaí passam o dia com friozinho, céu nublado e garoa. Pode chover fraco em Curitiba e em Florianópolis. O norte e o oeste do PR têm pancadas de chuva a partir da tarde.
Nesta terça-feira, a maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil terá sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. A chuva mais volumosa deve ocorrer no AC, em RO, no sul do AM e na divisa entre MS e GO. Deve chover bastante também no norte de SP, no Triângulo Mineiro, no Sul de MG, na Zona da Mata Mineira e no norte do RJ. A chuva será frequente no litoral de SP e no centro- sul do RJ. Sol, calor e tempo seco no norte de MG e no norte do ES.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu nublado, mas o sol apareceu já pela manhã. O aumento de nuvens durante o dia pode causar pancadas de chuva à tarde e à noite. A probabilidade é de 90% para 5 milímetros de chuva. A mínima é de 20° e a máxima pode chegar aos 30°.