A segunda quinzena de fevereiro começou com ar quente e úmido predominando sobre o Brasil. Muitas nuvens carregadas continuam se formando por quase todo país e provocam fortes pancadas de chuva nesta terça-feira.
A circulação de vento sobre o Brasil intensifica essas áreas de instabilidade no Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste do Brasil. A Zona de Convergência Intertropical está mais ativa na costa norte do país, aumentando a chuva especialmente entre o litoral do Pará e o Ceará.
Quase todo o Brasil continua tendo pancadas de chuva e muita nebulosidade nesta terça-feira, 16 de fevereiro, mas com períodos de sol. Temporais e fortes pancadas de chuva podem acontecer em quase todo país.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, nesta terça-feira, o tempo fica mais instável com muita nebulosidade e chuva no norte e oeste de Goiás, Distrito Federal, parte de Mato Grosso e o norte, noroeste e oeste de Mato Grosso do Sul. Nestas áreas, o tempo não fica completamente fechado, mas o alerta é para temporais, inclusive para Brasília e Cuiabá.
Nas demais áreas e nas capitais Goiânia e Campo Grande, o tempo quente, úmido e abafado provocam pancadas de chuva de forma isolada de moderada a forte intensidade que podem vir acompanhadas de descargas elétricas, especialmente à tarde e à noite.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue com sol e aumento de nuvens pela manhã, podem ocorrer pancadas de chuva no período da tarde, e a noite o tempo volta a ficar aberto. A umidade relativa do ar fica entre 38% e 85%. A mínima é de 22° e a máxima chega aos 33°.