A semana começa sob influência de uma área de alta pressão atmosférica que deixa o tempo seco com tardes quentes no Sudeste do Brasil. Mas o ar polar entra forte a partir da sexta-feira (19) e a semana termina gelada.
Nesta terça-feira (16), Minas Gerais, Rio De Janeiro e grande parte do Espírito Santo e de São Paulo tem um dia de muito sol e sem chuva. O ar seco e quente continua prevalecendo e a umidade do ar pode ficar abaixo dos 20% no norte e noroeste paulista e no triângulo mineiro. Já no litoral norte do ES, há chances de chuva rápida, enquanto que no oeste e no sul do estado de São Paulo, as condições para chuva aumentam e temporais isolados acontecem nas áreas de divisa com o Paraná.
A cidade de São Paulo pode ter a tarde mais quente do inverno nesta terça-feira. O recorde atual de maior temperatura da estação é de 28,8°C, em 4 de agosto.
Na quarta-feira (17), uma área de baixa pressão atmosférica favorece o retorno da chuva ao estado de São Paulo, com temporais na região de Presidente Prudente, Bauru e sul deste estado. Mas o calor aumenta em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O dia será muito quente no Rio de Janeiro, com máxima prevista de 34°C, num típico dia de pré-frontal, ou seja, antes da chegada da frente fria.
É na quinta-feira (18) que o tempo mudará de vez na Região Sudeste. O avanço de uma potente frente fria, associada ao seu ciclone extratropical, levará chuva para São Paulo, para o Sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e para o centro-sul do estado do Rio de Janeiro.
Uma forte massa de ar polar avançará sobre o Sudeste do pais e as temperaturas caem abruptamente. O final desta semana será de frio intenso, com risco de geadas no alto da Serra da Mantiqueira e possibilidade de recordes.
A semana que começou com 28°C em São Paulo termina com máxima de 15°C na sexta (19) e pode ter no sábado a manhã e tarde mais fria do ano até o momento, com mínima de 7°C e máxima de 13°C.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol entre algumas nuvens. Podem ocorrer pancadas de chuva a tarde e a noite. A probabilidade é de 90% para até 5 milímetros de chuva. A mínima é de 22° e a máxima chega aos 34°