A zona de convergência intertropical está ativa no litoral norte do país e ajuda a aumentar a chuva sobre o Norte e sobre o Nordeste.
Um sistema de alta pressão atmosférica está influenciando Minas Gerais, Espírito Santo, Rio De Janeiro e o leste de São Paulo diminuindo as condições para a chuva.
Áreas de instabilidade ganham força sobre o Paraná e Santa Catarina nesta terça-feira. A previsão é de muita nebulosidade e chuva frequente no centro-leste do Paraná e no centro-leste e nordeste de Santa Catarina. A chuva pode ser volumosa nestas regiões, incluindo Curitiba e Florianópolis.
Nas demais áreas do Paraná de Santa Catarina, as pancadas de chuva com raios tendem a ocorrer principalmente à tarde e à noite.
No Rio Grande do Sul, a previsão é de pancadas de chuva no nordeste e norte do estado. Na grande Porto Alegre e no leste do Rio Grande do Sul, a nebulosidade aumenta, mas não tem previsão de chuva. As outras áreas gaúchas terão sol e muito calor nesta terça-feira.
A proximidade com o sistema de alta pressão atmosférica reduz as condições para a chuva na região Sudeste do Brasil.
O litoral norte do Rio de Janeiro terá um dia de sol e sem condições para chuva. Nas outras áreas do Rio de Janeiro, e em Minas Gerais e no interior do Espírito Santo, o sol aparece forte faz calor e há condições para pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. O litoral do Espírito Santo tem sol e pancadas de chuva no decorrer do dia.
Em São Paulo ocorrem pancadas de chuva com raios em todo o estado, principalmente à tarde ou à noite, com risco de chuva moderada a forte.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol entre algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e a noite. A probabilidade é de 90% para até 15 milímetros de chuva. A mínima é de 21° e a máxima chega aos 30°