A circulação de ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, e a presença de uma frente fria ao largo do litoral de São Paulo, estão forçando a concentração de nuvens muito carregadas sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul e sobre o Paraná. A chuva cai forte nesses estados desde ontem e vai continuar nesta terça-feira, 19 de janeiro. Essas áreas de instabilidade vão ganhar força também sobre o estado de Santa Catarina.
O ar quente úmido que predomina sobre o centro-norte do país forma nuvens pesadas sobre Goiás, Mato Grosso e em quase todos os estados da Região Norte. Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical espalham muita nebulosidade e aumentam as condições para chuva entre o Ceará e o Maranhão.
Essa terça-feira é de alerta para chuva forte e volumosa em muitos estados brasileiros.
No centro-oeste e sul de São Paulo, na maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso, do Norte do Brasil e também do litoral e do oeste do Maranhão chove várias vezes ao longo do dia, com chuva moderada a forte em alguns momentos.
O litoral sul de São Paulo e o Vale do Ribeira estão com chuva forte e persistente desde a tarde de ontem. Volumes de chuva muito elevados estão acumulados e é alto o risco de enchente, alagamentos e queda de barreiras
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo nublado. O tempo segue nublado durante todo o dia e podem ocorrer pancadas de chuvas a qualquer hora. A probabilidade é de 90% de chances para até 26 milímetros de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 51% e 97%. A mínima é de 23° e a máxima chega aos 28°.