Nesta terça-feira, a circulação de ventos reforça as instabilidades no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e é alto o potencial para temporais. De forma geral, esta semana será marcada por muita chuva no Brasil, com alto risco para problemas como alagamentos. A virada de estação será com chuva volumosa em várias Regiões.
Nesta terça-feira, uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai, a Bolívia e o Centro-Oeste do Brasil, combinada com a circulação de ventos, transportam nuvens carregadas sobre grande parte do PR, interior de SP, centro e leste de MS e aumenta o risco de temporais.
A chuva já pode começar pela manhã e se estende ao longo do dia. Capitais como São Paulo e Campo Grande ainda terão sol e elevação nas temperaturas. As temperaturas ficam amenas na Região Sul e altas nas demais áreas do país.
No centro-leste do Rio Grande do Sul, tempo nublado, com chuva de fraca a moderada e ventos de 40 a 50 km/h no litoral, devido à formação e avanço de uma frente fria pelo estado. No Nordeste, pouca chuva é prevista, ainda concentrada no litoral. Em Salvador e Aracaju, o tempo fica mais encoberto e a chuva acontece em vários momentos. Não chove na maior parte do interior nordestino, no norte do TO, leste do PA, ES e nordeste de MG.
Já no Norte do Brasil, o calor e a alta umidade ainda provocam chuva forte no Amazonas, em Roraima, leste do Amapá e litoral do Paná, mas a precipitação é isolada e com baixos volumes. Chove também em áreas que sofrem com a estiagem, como Tocantins e sul do Pará.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com tempo fechado e pode ter chuva a qualquer hora. A probabilidade é de 90% para até 25 milímetros de chuva. A mínima é de 17° e a máxima chega aos 27°