A primavera de 2020 começa no dia 22 de setembro, às 10h31, no horário de Brasília, e prossegue até às 7h02 (Brasília) do dia 21 de dezembro. No centro-sul do Brasil é a estação de transição entre o inverno seco e frio e o verão quente e úmido. Ao longo dos próximos três meses será comum alguns períodos secos característicos do Inverno, e alguns períodos muito úmidos, característicos do Verão. Já o frio não acontece mais com frequência. A temperatura entra em gradativa elevação, as massas polares são fracas e a ocorrência de geada já é pouco provável, mesmo nas áreas altas da Região Sul.
Nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste as chuvas deixam de ocorrer exclusivamente com a passagem de frentes frias, como é comum no Inverno, e voltam as pancadas que são resultado do tempo abafado. Elas são rápidas, ocorrem sempre à tarde ou à noite, e são bem volumosas. Nas grandes cidades elas causam muitos transtornos, mas são necessárias para a elevação do nível das represas (que cai bastante durante a estiagem de Inverno) e para a melhora da qualidade do ar.
Desde o começo deste mês de setembro estamos sob a influência da La Niña, o resfriamento anormal das águas do Pacífico equatorial. Ela costuma favorecer mais chuva do que o normal na região Nordeste, e normalmente o Sul fica mais seco.
No Sudeste a estação começa seca, mas a chuva vai aumentando gradativamente e, a partir da segunda quinzena de outubro, todas as áreas da Região já podem receber as pancadas típicas da Primavera. É o início do período úmido, que em 2020 não deve apresentar nenhum atraso.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo encoberto e temperatura amena. O sol aparece em alguns momentos, sempre entre muitas nuvens. Podem ocorrer pancadas de chuva. A probabilidade é de 80% para até 8 milímetros de chuva. A mínima é de 16° e a máxima não passa dos 26°.