A primavera é uma estação em que o ar aquece naturalmente no estado de São Paulo e em todo o Hemisfério Sul, pois a insolação (números de horas com sol) aumenta cada vez mais até chegar o verão. O sol nasce mais cedo e se põe mais tarde até o início do verão. Assim, o número de horas com sol para esquentar o ar aumenta gradualmente.
De forma geral, as tardes da primavera são quentes. Mas fazer frio no começo da primavera não é incomum. Tecnicamente, massas de ar frio fortes podem avançar para o Brasil e chegar a São Paulo em qualquer estação do ano, até no verão. A combinação do céu nublado, vento moderado e ar frio fizeram a temperatura baixar.
A forte queda da temperatura que ocorreu especialmente no leste do São Paulo na virada do inverno para a primavera foi provocada pela passagem de uma frente fria que deixou toda a Grande São Paulo nublada, com chuva fraca e muito fria. Esta frente fria trouxe uma massa de ar frio de origem polar com moderada a forte intensidade e o ar gelado se espalhou com força sobre todo o leste do estado de São Paulo.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com vento frio e temperatura amena. O sol predomina durante todo o dia e podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite. A probabilidade é de 90% de chances para 10 milímetros de chuva. A mínima para hoje é de 17° e a máxima de 31°.