Áreas de instabilidade crescem em vários locais de todas as regiões do Brasil. As nuvens carregadas se formam por causa do excesso de calor armazenado na atmosfera e também em áreas que estão muito úmidas.
A combinação da atuação do VCAN e da Zona de Convergência Intertropical espalha muita nebulosidade na costa norte do Brasil.
A última terça-feira de janeiro de 2022 é com as características típicas do verão. As pancadas de chuva com raios ocorrem em várias áreas de quase todos os estados brasileiros, em geral à tarde e à noite. Mas mesmo com as pancadas de chuva, ocorrem períodos com sol.
Na Região Sudeste, a chuva ocorre de forma isolada, mas pode ser forte. Dia com sol e muito calor na região do Grande Rio e da região dos Lagos.
Faz muito calor em todo o país e nos estados da Região Sul, SP e MS podem ter temperaturas em torno dos 40°C.
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Porto Alegre, São Paulo, Vitória, Goiânia, Brasília, Salvador, Aracaju, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina e São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O sol predomina entre muitas nuvens e podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite. A probabilidade é de 90% de chances para até 9 milímetros, porém o calor continua. A mínima é de 24° e a máxima pode chegar aos 37°.