Uma forte frente fria começa a mudar o tempo no estado de São Paulo nesta terça-feira, 27 de julho. O sol ainda aparece forte em todas as regiões paulistas e a sensação de calor predomina, inclusive na Grande São Paulo.
O vento se intensifica com a aproximação da frente fria e durante a tarde ou à noite, algumas pancadas de chuva podem ocorrer no centro, oeste, sul e parte do leste do estado de São Paulo. Pode chover um pouco na capital e áreas da Grande São Paulo, na Baixada Santista, região de Sorocaba, de Bauru, Ourinhos e Presidente Prudente.
A forte massa de ar frio de origem polar desta frente fria começa atuar em São Paulo na quarta-feira, 28 de julho, causando brusca queda da temperatura na maior parte do estado, inclusive a região da capital. Será a onda de frio mais forte do inverno até agora.
Esta forte massa de ar frio estará passando sobre o estado de São Paulo nos últimos dias de julho de 2021 e a capital paulista terá novamente madrugadas muito frias, com chance de bater o recorde de frio para este ano e até de quase 30 anos.
Há previsão de geada para região metropolitana de São Paulo nos dias 29 e 30 de julho de 2021
Durante os dias 28 e 29 de julho, a frente fria avança sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste, mas a chuva será em poucas áreas de alguns estados. O ar frio de origem polar entra mais forte sobre o Brasil causando queda de temperatura mais intensa no Sul, em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste e chegando a Rondônia, Acre e ao sul do Amazonas.
No dia 29 de julho, a Climatempo prevê que esta frente fria tecnicamente já terá efeito sobre o sul do Pará, Tocantins e oeste/sul da Bahia, especialmente estimulando alguma nebulosidade, mas a chance de chover é baixa. O vento frio chega moderado a estas áreas e ameniza o calor.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia e podem ocorrer pancadas de chuva no periodo da noite. A umidade relativa do ar fica entre 16% e 45%. A mínima é de 17° e a máxima chega aos 32°.