O ar quente úmido que predomina sobre o Brasil e a circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, geram a formação de muitas nuvens carregadas. Estas áreas de instabilidade se espalham pelo litoral e pelo o interior do país provocando muita chuva sobre as Regiões Sudeste, Norte e Nordeste, parte do Sul e do Centro-Oeste.
Apenas o centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul permanece sem chuva. Permanece a situação de alerta para o tempo muito chuvoso no leste do Paraná e de Santa Catarina. Há previsão de muita chuva também para a Grande Curitiba e a Grande Florianópolis.
Grandes áreas de instabilidade ainda influenciam a Região Sudeste do Brasil. Há condições para muitas pancadas de chuva com raios em toda a Região, principalmente à tarde e à noite. No estado do Rio De Janeiro , no leste de Minas Gerais e de São Paulo e no Espírito Santo chove a qualquer hora.
O litoral sul de São Paulo e o Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, permanecem em alerta para chuva volumosa e há risco de deslizamentos de terra e enchentes. Várias áreas nestas regiões e em outros locais do litoral paulista acumularam de 80 a quase 120 mm entre a madrugada do domingo e a madrugada desta terça-feira.
A Grande São Paulo pode ter chuva fraca pela manhã, mas tem risco de chuva forte à tarde e à noite, O temporal de ontem causou o transbordamento de vários córregos na capital paulista.
No estado do Rio de Janeiro , no leste de Minas Gerais e de São Paulo e no Espírito Santo chove a qualquer hora.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol entre algumas nuvens. Podem ocorrer pancadas de chuva a tarde e a noite. A probabilidade é de 90% para até 8 milímetros de chuva. A mínima é de 19° e a máxima chega aos 32°