Uma massa de ar frio de origem polar está sobre o oceano, na costa da Região Sul, e leva ventos frios e úmidos para o interior da Região. Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai ajuda a organizar áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil.
O ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste e nuvens carregadas crescem facilmente em grande parte da Região, com potencial para chuva forte. Mas o sistema de alta pressão atmosférica do Atlântico Sul influencia o Espírito Santo e o leste de Minas Gerais reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva
Nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha e na maioria das áreas do Espírito Santo, esta terça-feira é com sol forte, muito calor e sem chuva. Áreas capixabas próximas do Rio De Janeiro podem ter pancadas de chuva a partir da tarde.
No estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira e no Sul de Minas, o sol aparece sempre entre muitas nuvens, o ar fica abafado e há condições para pancadas de chuva com raios a qualquer hora. Tem risco de temporal.
No centro, oeste e noroeste de Minas Gerais e no estado de São Paulo o sol aparece, as nuvens crescem por causa do calor e da umidade do ar elevada, e provocam pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com tempo nublado. Chove rápido durante o dia e a noite. A probabilidade é de 90% para até 30 milímetros de chuva. A mínima é de 23° e a máxima chega aos 30°