Nuvens carregadas podem crescer sobre todo o Sudeste do Brasil por causa do ar quente e úmido que está por toda a Região e da circulação ciclônica de ventos ciclônica, em vários níveis da atmosfera, que também predomina sobre o interior do Sudeste.
Além disso, o ciclone subtropical que se formou na costa do RJ, e que se desloca sobre o alto-mar em direção à costa de SP, ajuda a canalizar o ar quente e úmido que vem do Norte do BR para o Sudeste, reforçando as condições para a formação das nuvens carregadas.
A circulação ciclônica, isto é, no sentido horário, ajuda a concentrar o ar úmido e facilita a formação das nuvens carregadas.
Em quase todo o estado de Minas Gerais e no Espírito Santo, o sábado será com muitas nuvens, várias pancadas de chuva com raios que podem ser moderadas a fortes. O sol pode aparecer de vez em quando, entre muitas nuvens.
No Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no interior e no litoral norte do Rio De Janeiro, na Grande São Paulo e no interior de São Paulo, o sol aparece logo de manhã, sempre junto de nuvens, e as pancadas de chuva com raios devem ser esperadas para tarde e noite. Pode chover com moderada a forte intensidade em vários locais.
Na região do Grande Rio e litoral fluminense e no litoral de São Paulo, o dia é com períodos de sol e chuva a qualquer hora, mas que não deve causar transtornos.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, a previsão do tempo para essa terça-feira (20) é de sol aparecendo entre muitas nuvens. Podem ocorrer pancadas de chuva durante o dia. A probabilidade e de 90% de chances para 15 milímetros de chuva. A mínima é de 21° e a máxima pode chegar aos 30°.