Adamantina e Parapuã realizam nebulização contra a dengue

11/02/2020 06h08 A nebulização havia deixado de ser realizada em vários municípios devido ao desabastecimento do inseticida, cuja distribuição é feita pelo Ministério da Saúde
Redação - Acally Toledo - Informações: Grupo Impacto, Adamantina - SP
Adamantina e Parapuã realizam nebulização contra a dengue Prefeitura de Parapuã realiza nebulização nos bairros com maior número de casos de dengue. (Foto: Divulgação)

Municípios da microrregião de Adamantina receberam nesta semana o inseticida para fazer a nebulização contra o mosquito Aedes Aegypti. Algumas cidades, como Adamantina e Parapuã, estão preocupadas com os números de casos.

A nebulização havia deixado de ser realizada em vários municípios devido ao desabastecimento do inseticida, cuja distribuição é feita pelo Ministério da Saúde.

Em Adamantina, por exemplo, 72 casos foram confirmados da doença no primeiro mês deste ano. A cidade retomou o serviço de nebulização nesta semana. O trabalho começou pelo Centro, onde estão os casos positivos mais recentes de dengue.

A Prefeitura orienta que no momento da aplicação é necessário que o morador deixe portas e janelas abertas para que o inseticida atinja o mosquito, evitando que possa esconder-se atrás de sofás, cortinas e demais ambientes escuros no domicílio.

Parapuã

Em nota, Administração Municipal de Parapuã informou que recebeu veneno para realizar a nebulização, porém, devido a quantidade, não será possível aplicar em toda a cidade. "A Sucen [Superintendência de Controle de Endemias] de Marília recebeu do Governo do Estado 160 litros do produto Malathion, divididos para oito municípios que estão enfrentando epidemia da doença. Precisamente cada uma destas cidades receberam 20 litros, incluindo Parapuã", consta na nota.

A cidade foi mapeada, e os locais onde se encontram o maior número de casos confirmados estão recebendo a nebulização. "O Departamento de Saúde já solicitou mais veneno, porém, aguarda o envio, já que o veneno só pode ser disponibilizado pelo Governo. Diante disto todos devemos combater os criadouros do mosquito, evitando água parada", orienta.

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular