Adamantina ficou entre as três melhores cidades do Estado de São Paulo que tem entre 30 e 100 mil habitantes no Prêmio Band Cidades Excelentes. O destaque do município se deu pela realização do Programa de Compostagem Municipal.
A iniciativa municipal também ficou em 6º lugar no Prêmio Josué de Castro, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo.
A premiação aconteceu na sede da Tv Bandeirantes em São Paulo e contou com a participação do governador do estado, Rodrigo Garcia e Dimas Ramalho, presidente do Tribunal de Contas.
Representando o município, participaram da cerimônia o prefeito Márcio Cardim, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), Thiago Benetão, Gustavo Rufino, secretário de Gabinete, e Luciana Pereira, secretário de Desenvolvimento Econômico.
"Só podemos comemorar mais essa conquista, pois reforça o quanto o nosso Programa de Compostagem Municipal traz benefícios. Ainda ontem pela manhã, fomos premiados pelo Governo do Estado de São Paulo e mais essa conquista. O objetivo é continuar melhorando sempre para oferecer mais condições para o agricultor familiar que atua em nosso município", comemora o prefeito Márcio Cardim.
O que é o Prêmio Band Cidades Excelentes
De acordo com o site, o Prêmio Band Cidades Excelentes foi desenvolvido como forma de incentivar que os municípios brasileiros tenham sua realidade melhorada. A premiação é realizada pelo Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila.
A iniciativa visa reconhecer as iniciativas locais que são pioneiras na gestão pública municipal, incentivar que projetos que são destinados a melhoria na esfera pública sejam implementados, compartilhar referências e soluções de gestão para servir de inspiração para outros municípios e, ainda, valorizar os servidores públicos que atuam de forma proativa beneficiando a população.
De acordo com o site do prêmio, todos os 5.570 municípios do Brasil são inscritos levando em consideração o número de habitantes de cada cidade. A avaliação dos municípios é feita com base em uma ferramenta chamada IGMA que foi desenvolvida pelo Instituto Aquila.
Entenda o que é o Programa de Compostagem Municipal
O Programa de Compostagem Municipal de Alimentos consiste na execução do Programa de Eficiência Energética que foi implantado em parceria com a Energisa.
O Projeto de Eficiência Energética visa o aproveitamento dos resíduos de poda de árvores e os resíduos orgânicos das cozinhas das escolas municipais para serem transformados em adubo e destinados aos agricultores familiares que atuam no município.
Em paralelo, o município ainda executa o Programa de Produção Resiliente de Alimentos que incentiva ações às boas práticas agrícolas, como a utilização de compostos orgânicos, reaproveitamento de alimento e implantação de outras práticas sustentáveis.
Por meio dos recursos recebidos do Euroclima+ foram contratados técnicos para auxiliar os agricultores no desenvolvimento de boas práticas sustentáveis.
Devido a implementação e os bons resultados obtidos, apesar do encerramento das parcerias com a finalização dos convênios, a Prefeitura de Adamantina vem mantendo a execução dos programas com a utilização de recursos próprios.