Na última semana, Adamantina foi sede de mais uma capacitação do Programa Município VerdeAzul. O encontro contou com representantes dos municípios que integram as bacias Aguapeí/Peixe.
Secretaria de Educação de Adamantina compartilha experiências pedagógicas de 2021 em um e-book
Parada de Natal traz Papai Noel para Adamantina
A ação foi voltada aos interlocutores e suplentes e tratou sobre a diretiva cidade sustentável que tem como foco implementar o uso racional dos recursos naturais.
Além da diretiva tratada de forma específica, os participantes ainda receberam informações sobre as demais que tratam sobre: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
O coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo Silva, esteve em Adamantina para realizar a capacitação. Durante o encontro, ele trouxe informações sobre a realização dos relatórios e como os municípios devem atuar no desenvolvimento das ações.
Em todas as edições do Programa VerdeAzul, lançado em 2007, Adamantina não recebeu certificado apenas na edição de 2016. Em 2019, o município recebeu a nota 83,62 ficando na 63ª posição.
Em 2020, o município recebeu a nota 89,42 ficando na 32ª posição. Dos 645 municípios existentes no Estado, 100 deles receberam a Certificação.
O PROGRAMA
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.